sábado, 10 de novembro de 2012

Cupcakes!

Oi, pessoas! Há muito tempo que eu não posto nada, né? Pois é, hoje eu entrei no blog e decidi fazer uma postagem que eu já estava querendo fazer faz um tempo: CUPCAKES!

                                                                                                  Foto: http://adolesmoda.blogspot.com
 
 

 Os cupcakes surgiram na Inglaterra por volta do século XIX. Lá ganhou o nome de Fairy Cake. Quando chegou aos Estados unidos, o nome foi  mudado para Cupcake, que quer dizer “bolo de xícara”. Ganhou esse nome porque ele passou a ser medido em xícaras. Além disso, era muito mais rápido e prático do que um bolo grande. As donas de casa gostaram da ideia e a moda pegou no século XIX. Agora, nos anos 2010, eles voltaram à moda.

Começou em Paris, na confeitaria. Hoje, várias confeitarias do mundo inteiro já adotaram a ideia e uma das primeiras aqui no Brasil foi a Vintage Cupcakes, que tinha como símbolo uma dona de casa do século XIX, retratando a época em que a guloseima surgiu.
E é muito comum (e chique) ter cupcakes em festas, batizados, casamentos e outros eventos do tipo. Eu mesma já encomendei alguns para a minha festa de aniversário, com a cake designer Carolina Malta, do http://maltacakes.blogspot.com . O tema era música e olha só como ficou:

Eu também já fiz uns cupcakes eu mesma, e até que não ficaram ruins. É muito fácil de fazer, olha só:
Você só precisa de:
Formas de cupcake ou de empada
1 Colher de mistura
1 saco de confeiteiro e 1 bocal de tubo
1 recipiente de mistura

E os ingredientes são bem básicos!

Para a massa:
½ xícara de farinha de trigo
½ xícara de açúcar
1 colher de café rasa de fermento em pó
5 colheres de sopa de leite
1/3 xícara de óleo
1 ovo pequeno
1 colher de sopa de manteiga

Para a cobertura:
1 caixa de chantilly
Algum ingrediente de sua preferência para polvilhar
 
Como fazer:
Derreta a manteiga em um recipiente a parte. Adicione o leite aos pucos na farinha, açúcar, fermento em pó e óleo. Pincele a manteiga derretida na forma de cupcake. Pincele a manteiga derretida na forma. Coloque a mistura na forma. Depois, a ponha no microondas por 1 minuto. Quando estiver pronto, retire do microondas. A seguir, coloque um bocal no saco de confeitar. Ponha  o chantilly no recipiente de mistura e use a batedeira para bater rapidamente até que fique espesso. Jogue o chantilly no saco de confeiteiro e confeite o cupcake. Depois, polvilhe com um ingrediente de sua preferência.
Você também pode fazer o seu usando a Baby Cake, uma máquina que faz mini cupcakes, ou outra máquina.
 
 
 
 
 
Há vários temas possíveis para um cupcake: música, corações, cerejas e muitos outros. E como o Natal vem chegando...

                                                                Foto: http://diariesadolescente.blogspot.com
 
... Que tal um cupcake natalino?
Agora é só saborear!
Invente seu cupcake e mande pra mim a foto e a receita. Eu publico aqui no blog! É só enviar pra bibigol.gabi@gmail.com !
E aí, gostaram? Me contem tudo nos comentários!
Beijinhos com gostinho de cupcake,
Gabi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário