sábado, 22 de setembro de 2012

Lixo Extraordinário: governo


Oi, pessoal! Hoje eu estava futucando minhas coisas quando achei uma redação minha do 1º trimestre da escola. Ela é sobre o documentário "Lixo Extraordinário", que eu assisti na escola. Eu acho esse um assunto importante nos dias de hoje. Bom, o título vocês já viram lá em cima, e o texto está aqui em baixo. Vamos ver?
"Os catadores de lixo do lixão Jardim Gramacho têm uma vida muito difícil. Além de ter que conviver o tempo inteiro com mau cheiro, ratos, baratas, doenças e água suja, eles ainda têm que aturar com outra praga: o preconceito.

É muito difícil ter que catar lixo para sobreviver. Mas ninguém leva isso em conta. Ninguém leva em conta, também, que o nosso lixo, as nossas coisas que não nos têm mais utilidade vão para eles. Eles sobrevivem do que não é mais útil, dos restos. É disso que eles vivem. E a tarefa deles é muito importante, é transformar o inútil em útil. É a reciclagem. Nosso planeta está precisando dela cada vez mais. E eles, os “catadores mendigos” que vivem lá é que realizam essa importantíssima tarefa.

O preconceito sobre eles é imenso e as pessoas devem parar com isso. Se cada um de nós refletisse como é importante fazer a reciclagem, veria que ser catador de lixo é uma tarefa honrosa. Pense bem, se o governo desse um lugar limpo e bem cuidado, como uma central, para realizar a reciclagem, aquelas pessoas teriam uma vida 90% melhor e isso até eliminaria a maioria do preconceito que eles sofrem. Então, o governo finalmente olhou para um minúsculo ponto (que antes ele não via), que se chamava Jardim Gramacho. Então, ele viu que precisava fazer alguma coisa (vamos lá, coro de aleluia!). Por isso, o governo decidiu que iria desativar o lixão e levar todo aquele lixo que ia pra lá, para outro lugar: a central de tratamento de resíduos de Seropédica. Com isso, aqueles catadores terão outra vida e serão pessoas dignas. Na verdade, eles sempre foram dignos, mas ninguém sabia disso por causa do preconceito."
E aí, o que acharam? Concordam comigo? Discordam? Ou muito pelo contrário? Deixe sua opinião nos comentários que eu conceza vou ler e te responder!
Beijos,
Gabi

Nenhum comentário:

Postar um comentário